terça-feira, 7 de outubro de 2014

Precisamos trocar as fraldas!

por MARCUS V. DO NASCIMENTO


O resultado das urnas desse cinco de outubro nos faz pensar acerca da polarização partidária existente no Brasil, protagonizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Muitos futurólogos, eu me incluo entre eles, apostavam que essas eleições marcariam a derrocada ou uma reorganização do PSDB, que há alguns anos vinha sofrendo com dissidências e com perda de cadeiras importantes em todo país.

No entanto, o resultado das urnas mostrou com os tucanos ainda tem muito fôlego. O candidato Aécio Neves, que em boa parte da disputa presidencial figurava como terceiro colocado, surpreendeu a todas as expectativas (até mesmo dos mais otimista dos tucanos) e garantiu o direito de disputar o segundo turno com Dilma Rousseff, solapando as esperanças da """nova política""" de Marina Silva mais uma vez.

Há vinte anos o Brasil vive essa polarização azul e vermelha, com exceção de 1994, em que Fernando Henrique Cardoso venceu no primeiro turno e Lula ficou em segundo, PSDB e PT disputam o segundo turno das eleições para presidente. 

Os terceiros colocados nesses últimos vinte anos chegaram no máximo a um pouco mais de vinte e um por cento dos votos válidos e boa parte dos outros candidatos não chegaram nem a um por cento.

Concordo muito com o que foi escrito na última segunda (06) pelo meu amigo Murilo Cleto em relação a candidata Luciana Genro, porém o seu número de votos é inexpressivo e não me gera grandes esperanças para a esquerda, já que a marca alcançada pelo PSOL em 2006 com Heloísa Helena foi quatro vezes maior.

Para muitos eleitores seria horrorosa a volta do PSDB ao Palácio do Planalto e para tantos outros seria um desastre a continuidade do PT. Para chegar a essa constatação basta analisar o conteúdo do que circula nas redes sociais. O medo acaba fazendo o eleitor a votar não em quem acredita, mas naquele que pode fazer frente ao seu maior medo, ou seja, no PSDB ou PT.

O caminho para o futuro do brasileiro há vinte anos é azul ou vermelho, algo similar ao que se vê na terra do Tio Sam, onde você ou é Democrata ou é Republicano. Nunca necessitamos tanto de uma terceira via, mas ela não é Marina.

O Brasil precisa de mais e se os eleitores continuarem com medo essa polarização nunca terá fim. E segundo a frase atribuída a Eça de Queiróz: “Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo.”

2 comentários:

  1. Em '98 FHC também venceu no 1º turno. http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores/eleicoes-1998/resultado-da-eleicao-de-1998

    ResponderExcluir