segunda-feira, 18 de agosto de 2014

5 de outubro - Marcus Nascimento

5 de outubro está chegando e, com a data, os principais dilemas das eleições. Nesta série de postagens que se estende até segunda-feira (18 de agosto), os integrantes do Desafinado anunciam o voto para presidência da República e justificam a escolha.





QUANDO NÃO NOS SENTIMOS REPRESENTADOS
Por que nulo?
por MARCUS NASCIMENTO

Quando houve a proposta de escrever em quem votaríamos, confesso que fui pego de surpresa, me senti desorientado e até mesmo pressionado, pois não tinha pensado no meu voto para saber quem será o próximo presidente no quadriênio de 2015 a 2018.

Os governos de Lula e Dilma trouxeram inúmeros avanços para o país, principalmente ao tirar milhões de pessoas da miséria, algo que nunca havia sido feito na história desse país. Porém, a aliança com Paulo Maluf em algumas eleições, por mais pontuais que sejam, me deixou muito temeroso quanto aos caminhos que essas alianças podem levar.

A chapa formada pelo PSB e Marina, que aparece como a terceira força nessas eleições, mostra como a busca por votos e também por projeção falam muito mais alto do que ideias em comum, o que para mim é inconcebível. 

Já o candidato tucano Aécio Neves nunca foi uma opção. A política neoliberal pregada por seu partido já nos custou muito caro nos governos de FHC. Além dos casos nebulosos que envolveram seu governo em Minas Gerais, como o aeroporto na cidade de Cláudio.

A única pessoa que consegui flertar com as propostas foi com Luciana Genro do PSOL. No entanto, a grande dificuldade em escolher um candidato para o pleito mostrou que o partido não está muito afinado no seu projeto de governar o país.

Analisar as propostas e separar os fatos dos boatos não foram o suficiente para que pudesse realizar uma escolha. Nenhum projeto dos candidatos e de seus respectivos partidos reuniu o que eu realmente desejo para o país. Por esses motivos, votarei nulo.

O voto nulo nesse sentido não é uma abstenção, e sim uma insatisfação com os candidatos. Cunha e Amaral afirmam que por meio do voto nulo:

“(...) o cidadão expressa sua condenação às limitações do pleito. O voto em branco é de quem cala; o voto nulo é de quem fala, protestando. Daquele que, particularmente nas rodadas de segundo turno, não se vê contemplado pelas candidaturas em disputa. (AMARAL, Roberto; CUNHA, Sérgio Sérvulo da. Manual das Eleições. 4ª edição – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 89).

Muitos podem condenar o voto nulo por considerar o voto a uma legenda como um instrumento fundamental para a construção de um Brasil melhor, mas como diz o clichê ser cidadão não se resume apenas em votar. A participação pública nas causas de interesse é tão importante quanto o voto.

O triste é constatar que as pessoas só se atentam em digitar e discutir sobre o número, o qual acham que vai "salvar" o futuro e logo depois se acomodam em seus seguros lares, comem sua ração, assistem televisão e política só daqui quatro anos. A esperança dedicada exclusivamente ao voto consiste na dose de alienação injetada na veia da população, que prefere o voto do que sair as ruas cobrando, protestando e revolucionando. 

Obs: A história de que se mais de 50% dos votos forem nulos a eleição seria cancelada é uma das grandes mentiras que circulam pela internet.

Abraços,
Marcus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário