terça-feira, 18 de agosto de 2015

Não há mais tempo, prefeita

por LUIS FELIPE MACHADO DE GENARO



O que está acontecendo? 

Votamos em Cristina Ghizzi porque acreditávamos que a cultura itarareense – eclipsada em antigas gestões – seria novamente valorizada. De fato, seus artistas, escritores e músicos sabem que isso aconteceu. 

Votamos em Cristina Ghizzi porque gostaríamos de ver ruas e bairros periféricos finalmente asfaltados. Entre marchas e contramarchas, ajustes e poucos recursos, sabemos que isso também está acontecendo. 

Votamos em Cristina Ghizzi porque acreditávamos que a frota municipal de carros e caminhões seria resgatada e atualizada com novos modelos e marcas, melhores e mais confortáveis. Isso, é sabido, vem acontecendo. 

Votamos em Cristina Ghizzi para que a Educação em Itararé fosse uma prioridade; para que os índices voltassem a subir e uniformes, livros e apostilas fossem reais investimentos para as futuras gerações – para que de uma vez por todas nossas crianças e jovens ampliassem seu olhar sobre o mundo e a própria realidade. Um olhar mais crítico e humano. 

Votamos em Cristina Ghizzi porque sonhávamos que nossas belas grutas, cachoeiras, morros e espaços de turismo e sociabilidade fossem uma vez mais revitalizados, cheios de visitantes e explorados por gente de toda a região. Isso, meus caros, está acontecendo. 

Enfim, votamos em Cristina Ghizzi porque o mais básico não era proporcionado e estávamos cansados de um revezamento angustiante entre coronéis e despreocupados que jamais traçavam planos, metas ou tinham expectativas de trabalhar em prol da comunidade. Maquinações, complôs, falsificações e descaso transitavam entre gestões e secretários, capachos e cupinchas. 

Com Cristina, uma luz. Havia esperança. Ainda há? 

Hoje, prefeita e aliados precisam compreender a conjuntura em que estão inseridos. Em um país de sonhos perdidos e utopias inalcançáveis, sua vitória mediante a Justiça foi um marco histórico na política itarareense. Uma mudança de rota sem precedentes. 

Ou Cristina Ghizzi se aproxima dos esperançosos, engajados e verdadeiros interessados em uma mudança radical, ou sua gestão perderá o rumo. Declinará. Por isso, mesmo comprometendo sua já trôpega governabilidade, se afastar de antigas peças manchadas pelo ócio, despreocupação e segundas intenções, sem vontade ou sentimento de transformação, me parece urgente e necessário. 

Depois, mover o jogo para o Paço Municipal. Desmascarar internamente aqueles que querem sua derrocada – extirpando os que almejam o fim de seu governo, paradoxalmente, partes integrantes dele. Dentro do Paço, há desgaste e temor, como se a luz estivesse se apagando lentamente. 

As forças internas interessadas na mudança precisam se unir. Acabar com picuinhas, “brigas de ego” e intrigas sem sentido, como se estivessem trabalhando para si mesmos, quando são meros reflexos da vontade pública. 

Sabemos que Cristina Ghizzi conhece o tabuleiro que está à sua frente, mas parece estática perante peças perigosas. Ao seu lado, sujeitos “importantes” que a enfraquecem. Quando não a enfraquecem, estão blindados. Das pedras atiradas, todas acertam Cristina. 

Se a inflexibilidade que possui – como acusam e temem seus opositores – a compromete nas negociações e disputas, seria importante lembrar a quem servia um Executivo flexível e frouxo em um passado não muito distante. Se a inflexibilidade for necessária para atropelar os históricos inimigos do povo, arrebentar as amarras internas e progredir, que assim seja. 

Na Câmara Municipal de Itararé, os mesmos de sempre: a nobreza do discurso vazio, práticas falhas (por vezes propositais) e uma sede de poder sem fim. Poucos parecem se salvar. 

Se aliar com a oposição e seus velhos compadres do atraso, em qualquer circunstância ou contexto futuro, seria perder sua principal base de apoio – base antiga e sincera. Preferimos uma esmagadora derrota nas urnas que a esperança em cinzas. 

O que diferencia o ontem do hoje é o exílio dos desocupados e malandros para suas tocas imundas. Se antes, notórios “jornalistas” e “assessores”, hoje, patetas da internet. Suas armas? Vídeos e textões recheados de sensacionalismo, mentiras e crassos erros de português. Afinal, queremos o seu retorno aos espaços públicos e dirigentes? No tabuleiro, esses são meros peões. Nem começarei a falar dos bispos e torres. 

Ou a prefeita dá um xeque-mate o mais rápido possível, dando as costas para o caminho da conciliação e partindo para o ataque cada vez mais ríspido e honesto, ou o horizonte de todos os itarareenses estará comprometido. Eles retornarão. Senão eles, seus comparsas e parceiros. Afundaremos uma vez mais nas trevas do descaso e da corrupção e toda a transformação à duras penas realizada será soterrada. 

Não há mais tempo, Cristina. Simplesmente, não há.

40 comentários:

  1. Já esta escrito nas estrelas, Cristina sai do PT, tem o vice do DEM (se ele, o vice aceitar é lógico), consequentemente ela terá um novo partido, DEM e PT apoiando e assim conseguirão agregar mais um ou dois partidos. Para concretizar toda esta proeza, seu secretario administrador, já esta em contato com o MARCÃO, ops, desculpe Marcos Chaves que comandará as finanças da campanha, aliás, já esta organizando essa façanha a algum tempo em nossa cidade, basta olhar os fornecedores de nossa cidade. Hehehehe - tem gente que vai comprar mais um citroen Hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis Felipe Machado de Genaro18 de agosto de 2015 às 16:37

      "Cristina sai do PT". Já começou errado, caro Anônimo. Que eu saiba, a prefeita não tem intenção alguma de sair de seu partido. E isso também não vem ao caso. Depois, se existe alguma conspiração ou complô interno cabe a ela descobrir e exortar - como o artigo suplica - e não o restante dar corda à boataria!

      Excluir
    2. Caro Luis Felipe Machado de Genaro, realmente ela não tem intenção alguma de sair de seu partido, na realidade é necessidade que a fará tomar esta atitude, a qual já esta se desenhando, o seu texto realmente é muito bem elaborado, mas o bastidores, tú não o conheces, quanto ao complô ou conspiração, não existe nenhum, ela deu ordem para seu administrador executar o plano. Aguarde a compra do novo CITROEN !!!

      Excluir
  2. Contando os plaque de 100, dentro de um Citroën
    Ai nóis convida, porque sabe que elas vêm
    De transporte nois tá bem, de Hornet ou 1100
    Kawasaky tem Bandit, RR tem também

    Nóis mantém a humildade
    Mas faz sempre parar tudo
    E os zé povinho que olha, de longe diz "que absurdo"
    Invejoso se pergunta tão maluco o que que é isso
    Mas se pergunta pra nós, o Marco Chaves que mantem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Anonimo o secretario comprou o citroen com o dinheiro dele, é trabalhador, loteador e doutor, tem gabarito pra isso e só fala com o MC, assessor do E. D. Cheddar quanto tem necessidade de alguma coisa. Por isso eu defendo o loteador e ponto final.

      Excluir
  3. Que dureza,acreditar num governo malfadado a professores desrespeitosos para com as instituições legalmente constituídas, que coisa não !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desrespeito é termos uma Câmara Municipal tão fraca como a nossa. Pergunto, quais os projetos aprovados por essa legislatura que trouxeram benefícios para a população? Quais as emendas parlamentares obtidas pelos vereadores?

      Excluir
  4. E vai ser publicado, vai sim.

    ResponderExcluir
  5. BOMBA !!! Coordenador Murilo caiu !!!
    O coordenador fica até dia 08/09, a Prefeita não resistiu a pressão da câmara municipal, ou melhor, de sua base governista que a emparedou.
    O novo cenário político começa a se desenhar.

    Como falei Luis Felipe não existe complô e nem conspirações, a própria Prefeita arquitetou seu plano, saída do PT e etc. Assista de camarote !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem vai substituir o Murilo na cultura ?
      a - Lico do Bar
      b - Janaina Mayra de Oliveira
      c- Ana Lucia de Oliveira

      Na minha humilde opinião é letra C primeira opção, letra A segunda opção e letra d, e, f, g,h, i, j, .....z e por último letra B.

      Excluir
    2. Pois é, acho que não tenho que não tenho qualificação além de não ter interesse em coordenadorias, se não teria permanecido na de esporte que se aproxima mais da minha área de atuação... Mas isso aqui tá um sarro hoje, tipo "fim-de-feira" só choradeira...

      Excluir
  6. Quando o Psol sairá do governo Cristina Ghizzi ??? Será que nossos radicais de esquerda terão coragem de deixar seus cargos comissionados ?

    Ou serão uma Eloisa Helena da vida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sai do armário Mota. Ah, e vê se escolhe direito no ano que vem porque ficar 8 anos desempregado é demais hahahahahahahaha

      Excluir
    2. ´E tem gente que leva esse nome envergonhando a classe! Professor, QUE PROFESSOR?´. he he he !!!!

      Excluir
    3. Vamos listar os carginhos do Psol na PMI:
      Janinha - ATP do que mesmo ?
      Waldinho - ATP do que mesmo ?
      Murilo - Coordenador do que mesmo ?
      Tem mais, vcs podiam me ajudar.
      Tirando o últimos, os outros dois não vão acompanhar seu líder como todo partido faz ao ver seu líder ser demitido, isso posso afirmar com toda certeza. Nem a pau Juvenal !!! he he he

      Excluir
    4. Cargos do Psol, profesô?!! O sinhô conhece política ou só sabe engordá o buxo sem trabaiá $$$? Acha que o Psol tem líder? Vá estudá profesô he he he he he

      Excluir
    5. Quem o Psol vai apoiar na próxima eleição ?
      Os cargos da associação dos professores serão devolvidos para o poder público ou as dondocas vão querer ficar para sempre nos cargos.
      Mas o pra sempre, sempre acaba

      By By JMO -Mar e Sar - MMrs - Garcia - APA e outrinhas hehehe

      Excluir
    6. Nota oficial do PSOL sobre as mobilizações do dia 20 de agosto

      "O PSOL reafirma que não aceitará que as mobilizações convocadas originalmente para denunciar o ajuste fiscal, o avanço conservador e a retirada de direitos, tornem-se atos de desagravo a um governo que segue aplicando a agenda das elites brasileiras"

      O Psol não apoia o PT. he he he

      Ai que burros, dá zero pra eles, só pode aqui em Itararé

      Excluir
    7. Putz, nem eu sabia que eu tava filiada ao PSOL já... Mas, sabe como é, se eu ficar "desempregada" tento um trampo em algum jornal por aí, parece que não são muito rigorosos na seleção, nem precisa saber ler ou escrever pra fazer as reportagens e dá pra plagiar dos outros ainda...

      Excluir
    8. E por outro lado SE eu for mandada embora mesmo do meu cargo EFETIVO conseguido via concurso publico na gestão do Cesar ainda, vou ter um tempo livre pra aprender jogar dominó na praça dos "lingua-grande e pinto-murcho", tem até "professor" lá...

      Excluir
  7. Se Murilo Cleto realmente cair, por pressões da tal base da prefeita, está então configurado o que todos nós, que votamos pela mudança, não queremos crer ser realmente possível: essa prefeita não era aquela pessoa que acreditávamos ser!Se Murilo cair, cai a última frente de batalha de Cristina, formada pela geração de alunos que ela inspirou.Cai também, uma certeza sobre o seu modo de fazer política, que acreditávamos ser diferente.Agora, com notícias sobre sua aproximação à figuras que ela repudiava no plenário da Câmara, e também demonizava na esfera da câmara estadual, Cristina revelou a sua verdadeira face: uma mulher despreparada para a gestão, com discurso de vanguarda na ponta da língua, mas infelizmente, sem habilidade e coragem política para enfrentar e gerir os melindres de uma administração pública. Se afastou de seus companheiros, ignorou seu partido, não ouviu suas bases, assistiu, inerte, o avanço da oposição, não construiu alianças com transparência, agiu arbitrariamente, muitas vezes, repetindo práticas condenáveis de seus antecessores.Perdeu sua ultima linha de batalha, agora, agarrada a sua "base" vai tentar terminar um governo desfigurado, e com certeza nos último semestre de seu mandato, será abandonada por todos aqueles que hoje ainda sustentam essa triste gestão.A esquerda sente muito.Mas temos em Murilo, Luis Felipe e Cia. uma nova esperança, afinal...sempre será assim.

    ResponderExcluir
  8. VOTAMOS EM CRISTINA GHIZZI????
    VIMOS NA SUA MALDADA ADMINISTRAÇÃO

    ***CARRO DA AGRICULTURA SENDO ABANDONADO NA VILA ESPERANÇA NEM SINDICÂNCIA TEVE????

    *** O TRANSPORTE DA SAÚDE NO GOVERNO CRISTINA GHIZZI DO PT
    ESTA SENDO USADO MICRO ESCOLAR ??????
    CADE O RESPEITO DIGNO COM OS PACIENTES??????

    *** LEMBRAM DA FALSIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS ENVIADOS PARA A PREFEITURA QUANDO O HONESTO SECRETARIO TATA FOI A TÉ O CORREIO BUSCAR PARA DERRUBAR O VEREADOR LAÉRCIO AMADO ??????

    *** O PRÉDIO DO SEMEFER ESTA UM LIXO A EXEMPLO DO ELEFANTE BRANDO CADE O CENTRO ESPORTIVO MODELO PROMETIDO EM CAMPANHA PREFEITA SEGUNDO LUGAR CRISTINA GHIZZI?????

    ***SEU GOVERNO E MAIS UM CABIDE DE EMPREGO JAMAIS VISTO EM ITARARÉ NOS ÚLTIMOS TEMPOS , ENQUANTO GENTE COMPETENTE QUE A SENHORA NÃO GOSTA QUE TRABALHA NÃO ESTA NO SEU GOVERNO??????

    *** CADE A VALORIZAÇÃO A CLASSE DOS PROFESSORES ?????

    *** PARA PROVAR QUE SEU GOVERNO É FRACO QUANTOS SECRETÁRIOS JÁ CAÍRAM ?????

    *** PREFEITA CADE O ÔNIBUS DE 40 LUGARES CONFORTÁVEL PARA NOSSOS PACIENTES ????

    *** PORQUE FALTAM REMÉDIOS NA FARMAI ???? HOJE BATE RECORD EM FALTAS

    *** PREFEITA QUE MAIS CEIS TEVE NA HISTORIA DE ITARARÉ SÓ NÃO FOI CASSADA GRAÇAS A 5 VEREADORES QUE DEPENDEM DA PREFEITURA ??????

    *** VAMOS LEMBRAR QUE ITARARÉ POR 25 DIAS SE TORNOU A CAPITAL DO LIXO SEM A COLETA O BRASIL FICOU SABENDO DA VERGONHA ?????

    *** PARA ENCERRAR NÃO O GOVERNO DA RECONSTRUÇÃO E SIM DA DESTRUIÇÃO ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC CONHECCCCEEEEE V-Í-R-G-U-L-A????//

      Excluir
    2. Realmente tem muita gente competente que a prefeita não gosta tendo que ir pra Sengés trabalhar na rádio... Será que não tem mais vaga no jornal? Que pena...

      Excluir
  9. De acordo com os jornalistas de plantão, joão das éguas foi sondado para a coordenadoria de cultura...

    ResponderExcluir
  10. H. Porto retoma o cargo ! É o que manifesta a base.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que base será essa não? Aquela por debaixo do esmalte?? #misterio

      Excluir
  11. Como editor do blog, gostaria de cumprimentar a todos pelo altíssimo nível do debate, que, se não servir pra nada, pelo menos há de dar bons picos de acesso :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou obrigado a concordar com o senhor, pois meu comentário inicial foi a respeito do administrador, loteador e doutor que esta ligado ao MC, assessor do E.D. Cheddar que esta com todo o seu aparato instalado no setor licitatório apoiado e organizado pelo loteador.
      Sr Murilo como fica até dia 08/09 espero que possa resgatar os valores pregados pela alcaide em sua campanha, pois a D. Maria é a mentora espiritual deste plano cosmo-invisivel que esta implantado no palácio

      Excluir
  12. A administração da Cristina tem inúmeros defeitos e eles devem sim ser criticados para que nunca mais aconteçam. Mas isso não isenta essa corja que sempre viveu chupando a teta da prefeitura, ou como certos "professores" que de professor não tem nada, nunca trabalhou na vida, sempre viveu puxando o saco dos coleguinhas riquinhos e quando vê alguém bem estudado e com boas ideias, treme na base, pois sabe que nunca passou de um senhor que conseguiu tudo que tem através do "puxassaquísmo" e através de fofoquinhas pela cidade. O Murilo e o Osvaldo não são perfeitos, mas eles estudaram e continuam estudando para sempre tentarem evoluir, não é a toa que um é mestre e o outro doutor. Portanto, não se qualifique como "professor", senhor anônimo que nós sabemos quem é, porque de professor você não tem nada e tem que estudar muito pra conseguir pelo menos metade dos canudos do Osvaldo e do Murilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço das suas as minhas palavras, sr, Anônimo!

      Excluir
  13. É doutô jornalista e pssô!

    ResponderExcluir
  14. Que decadência se o editor chefe do tablóide A Minúscula assumir a Cultura. Acerca do "pssor" Sabichão, sugiro estudar! São as mesmas palavras que dedico ao ex-técnico decadente e agora jornalista "honoris causa". Estudem e possuam bagagem argumentativa para desconstruir o que não conseguem na grande Ágora que é o grupo. "Notícias de Itararé ".

    ResponderExcluir
  15. ATENÇÃO:
    Olá amigos(as), boa-tarde !
    Quero informar que é possível que alguma pessoa "bandida" queira se passar por mim adentrando em debates nessa pagina, como assim? Usando frases que coincidem com minhas escritas, chegando usar alguns "jargões" do tipo: Tome tento,ah tá, me ajuda aí meu,nem a pau Juvenal e etc...
    JAMAIS temerei um debate, aliás debate é para o esclarecimento, e portanto não há que se temer. Logo, quando eu entendo que devo opinar, não me escondo.abraços...Enivaldo Luiz Mota

    ResponderExcluir
  16. Uai, mudou o assunto ? A dona Maria não é mais o centro do debate?

    ResponderExcluir
  17. Discussão de covarde. Só a Janaína teve coragem e não se escondeu (sou um dos covardes anônimos também).

    ResponderExcluir
  18. Ultimas notícias sobre esse assunto! Uma mulher vai assumir a cultura....a rainha já definiu, após ouvir um certo gaguinho...que aliás está radiante...repetindo bem baixinho para os chegados: vou tirar um por um...não falei para vocês?!

    ResponderExcluir
  19. Mais uma noticia quente!!! Finalmente vai ser criada uma nova secretaria: a Secretaria Municipal de "Conversa-Mole e Assuntos Aleatórios" incluindo cargo pra Coordenador de Boatos... Pelo visto aqui tem bastante gente gabaritada BEM informada para tal, só não sei se aceitam anonimato...

    ResponderExcluir
  20. Acho tudo isso uma bobagem...nunca a Cristina iria mandar o Murilo embora! ainda mais por "pressão" de vereador..afff!Quem inventou isso? Perda de tempo...

    ResponderExcluir
  21. Pergunte para a própria se foi ou não pressão de sua base governista.
    Quero até informar a todos que rolou aposta na câmara municipal, a base governista afirmou ou Murilo sai ou por bem ou por mal. A oposição vai amargar um prejuízo de 2 caixas de cerveja a ser tomada no bar do Jair.

    ResponderExcluir