quinta-feira, 12 de junho de 2014

Vai Ter Copa Sim! E Vai Ter Novo Desafinado!



Ao que tudo indica, afinal agora o galo já está cantando para a segunda edição do evento no Brasil, que começa hoje, vai ter Copa do Mundo, sim. Mas essa não é a única novidade deste inesquecível 12 de junho. 

Depois de um período de inatividade e de muito planejamento, o Desafinado volta com tudo neste meio de junho com uma repaginada que vai torná-lo muito mais ativo. Abandono a solidão dos "artigos de quinta" para compôr uma equipe de feras que apresento com o maior orgulho e que, cada um da sua forma, vão desafinar como nunca nas questões político-culturais sobre Itararé e o mundo.

A partir da próxima semana, se juntam a mim 6 escritores, e o blog passa a ser atualizado diariamente, de segunda a sexta, com eventuais participações especiais de convidados aos fins de semana. Segue a lista de integrantes:

Marcus Vinicius Nascimento: 26 anos, é bacharel em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista Metodologia do Ensino Superior. Atua como Professor de História e Filosofia no Colégio Objetivo e nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em História das Faculdades Integradas de Itararé.

Luis Felipe Machado de Genaro: 21 anos, acadêmico de História Bacharelado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; professor de História do Brasil Colônia no cursinho pré-vestibular Imaculada Conceição, integrado ao Programa de Educação Tutorial (PET-UEPG); e pesquisador pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Assina semanalmente a coluna "Escritos de História & Política" no jornal regional "Itararé News".

Israel Castilho: 25 anos, é bacharel em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua como professor de desenho e pintura no Centro de Referência de Assistência Social de Itararé nos programas Catavento e Ação Jovem.

Osvaldo Rodrigues Junior: 28 anos, é graduado em História pela Universidade Federal do Paraná; mestre e doutorando em Educação. Atua como assessor técnico-pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Itararé e como coordenador e professor no curso de Licenciatura em História das Faculdades Integradas de Itararé.


Janaina Mayra de Oliveira Weber: 35 anos, é graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, especialista em Psicopedagogia Clínica Institucional e em Educação Física Adaptada; e mestre em Educação. Atua como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; membro do Comitê Municipal de Combate à Mortalidade Infantil e da Comissão Para o Plano Municipal de Educação; assessora técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Itararé; e professora no curso de Educação Física das Faculdades Integradas de Itararé.

Daniel Barreto: 21 anos, é graduado em História pelas Faculdades Integradas de Itararé. Atua como professor de História na Escola Estadual Esther Carpinelli Ribas.

Os 6 foram escolhidos a dedo para apresentar uma alterativa a dois paradigmas que dominam as redes sociais no tempo presente e corresponder às expectativas daqueles que não se enquadram em nenhum deles: o chorume e o que eu chamo de "masturbação da consciência". Por chorume, entendo tudo aquilo que se reproduz como viral desonesto, cheio de montagens, discursos discriminatórios e ignorantes. Por "masturbação da consciência", entendo belos discursos pré-fabricados que invariavelmente carecem de conteúdo.

Verdade seja dita, a iniciativa não é inédita. A nova formatação do Desafinado adapta uma roupagem que deu muito certo em Joinville com o blog Chuva Ácida, muitas vezes aqui já compartilhado. Em pauta, questões políticas e sociais do município catarinense e também macro, de esfera nacional e mundial.

É mais ou menos neste sentido que caminha, a partir de hoje, o Desafinado aqui. Em Itararé, os "debates que o rio cavou" vão se debruçar sobre temas de interesse municipal, nacional ou mesmo - e por que não? - mundial. Longe de apresentar uma voz uníssona, a principal intenção é apresentar os olhares de cada autor para o que se vê nas ruas e nas mídias por aí, muitas vezes sem o conteúdo que a ética profissional exige, tampouco o compromisso verossímil que a cidadania prevê.

Para a ampliação do alcance do blog, agora o Desafinado também tem uma fan page no Facebook. Curtam e compartilhem para receber diariamente as indicações de atualizações do blog e, também, conteúdo próprio para as redes sociais! http://facebook.com/DesafinadoBlog. O endereço ainda está sendo desenhado, mas será intensamente atualizado com todas as atividades da equipe.

Por fim, vai ter copa sim! Como, onde e por que, a gente vai contar aqui. Bom novo Desafinado pra vocês!


Abraços, 
Murilo

2 comentários:

  1. Sejam bem-vindo ao Facebook Desafinados!

    Interessante tê-los nesta rede social que tão veementemente fora criticada pelo fundador do blog, mas acredito que o importante é o alcance dos textos e com certeza ter um perfil na casa de Mark Zuckerberg irá ajudar a mais pessoas conhecer os seus trabalhos.

    Parabéns para a equipe, só pessoas talentosas e especiais.

    Sucesso para vocês.

    ResponderExcluir
  2. Time bem qualificado, sucesso,estamos necessitados de informações e opiniões inteligentes.

    ResponderExcluir